A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Hambúrguer de lentilhas



Ingredientes
1 xícara de lentilhas
400 g de cogumelos
2 CS de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
1 cenoura crua ralada
1/4 xícara de pão integral esfarelado
1/2 xícara de aveia fina
2 CS de shoyu
2 CS de salsa picada
1 clara de ovo caipira ou uma CS de gel de linhaça
sal marinho e pimenta a gosto

Como fazer

Deixe a lentilha de molho na água, na véspera. Lave bem os grãos e cozinhe em duas xícaras de água até que estejam macios, mas não demais: é importante que os grãos fiquem firmes (leva mais ou menos 30 minutos, talvez seja necessário adicionar um pouquinho mais de água ao cozimento), pois se amolecerem e ficarem encharcados, não se consegue modelar o hambúrguer sem juntar um excesso de farináceos, o que o deixa pesado e com o sabor alterado. Escorra bem as lentilhas e reserve.

Refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente os cogumelos picados e refogue até todo o líquido evaporar. Deixe esfriar.

Numa tigela, junte as lentilhas, a mistura de cogumelos, a aveia, a cenoura e a salsa. Acrescente a clara batida levemente (ou o gel de linhaça) e depois, o shoyu.

Tempere com o sal e a pimenta, acrescentando o pão esfarelado, aos poucos, para dar liga. Coloque essa massa na geladeira por uma hora.

Molde os hambúrgueres e grelhe.
Se quiser, faça um molho de tomates para acompanhar.

Dicas:
Pode-se substituir, no todo ou em parte (metade), os cogumelos por palmitos picadinhos, cenouras ou berinjelas levemente cozidas, no formato de cubinhos ou azeitonas, cortadas em lascas miúdas; quando usar a cenoura em cubinhos, substitua a cenoura ralada da receita, por uma beterraba crua ralada; assim, variamos os ingredientes e o prato também não fica tão caro.

3 comentários:

Pimenta disse...

gosto sempre de receitas de hamburgers vegetarianos pois levo o almoço para o trabalho, esta vai ser a próxima a experimentar
bjs

Unknown disse...

Esse hamburguer de lentilhas é uma delicia! Hum... Amei!

Vera Falcão disse...

Oi, Camila! e as crianças também gostam, a minha filha adora!