A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sopa de missô




















Recomendada para aqueles que desejam recuperar a saúde física e mental.

O MISSÔ é uma pasta fermentada de feijão de soja, pura ou com arroz integral, centeio ou trigo sarraceno, sal marinho e envelhecido no mínimo um ano, sendo que o tempo ideal é de 3 anos.

É uma excelente fonte de proteínas vegetais de alta qualidade e de minerais, sendo de grande auxílio à digestão, devido às enzimas que contém.
Além de eficaz na reconstituição da flora intestinal, o missô auxilia o organismo a amenizar os efeitos da poluição (intoxicação por metais pesados) e é indicado como desintoxicante para fumantes. No Japão, o missô foi muito utilizado para amenizar os efeitos da radioatividade, após o lançamento da bomba atômica pelos norte-americanos.
Também ajuda no tratamento de gripes e resfriados.

São conhecidos quatro tipos de missô, de acordo com sua composição:
- o missô amarelo claro, também chamado de shiro miso, é feito principalmente de arroz e tem sabor adocicado;
- missô vermelho (aka miso), composto de grãos de centeio e de soja, é mais salgado;
- o missô escuro (um exemplo deste é o hatcho miso) é feito principalmente de soja e é o que mais se parece com o original chinês, sendo bem salgado;
- o inaka miso é o que chamamos de "missô caseiro" e é o que encontramos mais facilmente no mercado, aqui no Brasil. É uma mistura de grãos de soja cozidos e transformados em purê, fermentados com o koji, produzido a partir de um cereal, geralmente arroz, inoculado com o fungo Aspergillus oryzae e sal marinho.

A missoshiro pode ser consumida pela manhã, pois transmite muita energia.
Aqui, a receita básica:

Ingredientes para 4 pessoas

1 cc de óleo
2 xícaras de cebolas cortadas em fatias
1/2 alga wakame seca, cortada
1/4 xícara de missô
5 xícaras de água

Como fazer

Esquente o óleo e frite a cebola.

Lave a alga wakame duas vezes, adicione 1 xícara e meia de água e deixe-a de molho por 15 minutos.

Escorra a água e corte a cebola em pedacinhos. Junte a wakame às cebolas e frite ligeiramente.

Adicione a água do molho da alga e as 3 xícaras e meia de água restantes. Deixe ferver e cozinhe com a panela tampada por 30 minutos.

Desligue o fogo e espere parar de borbulhar. Acrescente então um pouco do caldo da sopa ao missô em uma tigela.

Adicione essa mistura à sopa e mexa levemente. Se for reaquecer a sopa, não deixe ferver, porque assim as valiosas enzimas serão destruídas.

Variações

Experimente acrescentar outros vegetais. Durante o inverno, são indicadas as raízes como cenoura, daikon (nabo comprido), nabo, bardana, inhame etc. No verão, us repolho, folhas de couve e acelga. De um modo geral, frite primeiro as cebolas, depois as verduras e por último, as raízes.

Para fazer uma sopa mais leve, use somente as cebolas. Frite 2 xícaras de cebolas cortadas em fatias, acrescente 5 xícaras de água, cozinhe tampada por 30 minutos e finalmente, acrescente o missô. É agradável no verão e contrabalança uma refeição pesada.

Minha opção, geralmente, é cozinhar com as cebolas, e no final, após a adição do missô, juntar cebolinha e aipo picados finamente. Às vezes, gosto de usar tofu ou cogumelos e, para ocasiões especiais, fatias de bambu.

Usa-se maior quantidade de missô no inverno e menor, no verão.
Pessoas que têm restrições ao consumo de sal, como hipertensos, não devem abusar do missô, pelo elevado teor desse ingrediente na composição.

3 comentários:

Daniela disse...

Gostei da matéria. É a mais completa que encontrei até agora. Qual desses missôs é o mais saudável? Qual posso colocar para fazer um misshoshiro diário?

Vera Falcão disse...

Oi, Daniela, agora o grande desafio é encontrar um missô orgânico, que não seja feito com soja transgênica. Aqui onde moro, Porto Alegre/RS, compro o produzido pela Família Hattori, não sei se eles revendem para outros Estados: http://www.familiahattori.com.br/index.html O Sítio Boa Esperança (SP) também produz. Se fores consumir o missô diariamente, use uma colherinha bem pequena, não convém comê-lo em dias quentes, melhor no inverno. Não esqueça que ele é mais medicinal do que um alimento comum (utilizo o missô nº 4 da lista, que é o menos salgado e mais fácil de encontrar - soja, arroz e sal marinho).

Vera Falcão disse...

Esqueci o link do Sítio Boa Esperança: http://www.organicsnet.com.br/2012/04/sitio-boa-esperanca-produz-organicos/