A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Faltam vegetais na mesa do brasileiro

Essa informação é tão importante que reproduzo integralmente o editorial de hoje do Correio do Povo:


É preciso abandonar o grande consumo de industrializados e colocar frutas e hortaliças na mesa, urgentemente, caso contrário continuarão aumentando os casos de doenças crônicas e que levam, prematuramente, à morte. E, principalmente, criar esse hábito nas crianças, que seguem o exemplo dos adultos: se não há frutas e hortaliças no cardápio diário da família, como elas irão acostumar-se com a ingestão desses alimentos?

Muitos pais lamentam-se de que "as crianças não gostam de verduras", mas será que os pais as apreciam? Como mostra o artigo, "apenas 18,2% da população consome os 400 gramas por dia recomendados pela OMS. O gasto médio com esse alimentos fica em 6% da renda com frutas, verduras e legumes."


Mudar um hábito não é tarefa fácil, mas possível. Requer, em primeiro lugar, a conscientização de que é necessária a mudança. E, como lemos acima, ela tem que acontecer, se quisermos manter a saúde pública em nível satisfatório.
Observe que aqui no blog temos dezenas de receitas utilizando frutas, verduras ou legumes, por isso, tenho certeza de que usar como desculpa a falta de opções para consumir tais alimentos, é falsa! E, além disso, eles podem ser ingeridos crus! Que dádiva preciosa a Natureza nos deu, alimentos que vêm da terra e quase todos, bastam ser higienizados e já estão prontos para comer. Claro, o homem estragou o processo inventando os agrotóxicos e outros venenos que são colocados nas plantações, mas ainda bem que o mercado de orgânicos está em expansão e barateando o consumo de vegetais sem tóxicos.


Conheça aqui qual a melhor época para comprar cada fruta, verdura ou legume: a estação da colheita dos alimentos divide-se em período em safra, com os preços baixos e melhor qualidade dos produtos; período de início ou de final de safra, com alteração de preços e período de entre safra, em que os preços ficam equilibrados, devido à grade procura.
Não esquecendo que as variações climáticas modificam essa tabela, por exemplo, períodos de estiagem ou de chuvas excessivas. Aí a produção diminui e os preços aumentam - informe-se com mais detalhes na sua região, inclusive sobre produtos que são próprios dela, geralmente, mais baratos, já que não envolvem o transporte demorado.

Já pensou em plantar no seu apartamento? Não é necessário um grande espaço e pode-se optar pelos temperos e ervas - facilmente cultivados em vasos.




Nenhum comentário: