A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

domingo, 25 de setembro de 2011

Fava de baunilha orgânica

Fiquei devendo essa informação para uma leitora: "Olá, Vera. Adorei o teu blog! Sou do RS, quando for a Porto Alegre vou procurar a fava de baunilha no Mercado Público. Mas em qual banca tu compras? Miriam" (enviado em 02/05/11).

Miriam, demorei pra responder... rs... mas espero que a informação ainda seja útil para ti ou para outros leitores do blog!

A banca do Mercado Público na qual compro a fava de baunilha orgânica é a Loja da Reforma Agrária; eles também comercializam o açúcar orgânico com baunilha e o extrato de baunilha orgânico. A banca pode ser acessada facilmente por uma das laterais externas do prédio, mais precisamente a direita, tomando como ponto de referência a entrada principal (em frente ao Chalé da Praça XV):


Estive lá há duas semanas e comprei uma fava, custou 9 reais.
Pode parecer caro, mas ela dura bastante tempo. Além de colocar um pedaço dentro do vidro do açúcar mascavo, uso-a em muitas receitas ou simplesmente para saborizar um leite vegetal, enquanto estou cozinhando-o ou apenas aquecendo.


A embalagem traz as seguintes indicações:

A nossa baunilha orgânica bourbon é cultivada de forma ecológica e sustentável sob a biodiversa Mata Atlântica Brasileira, desta forma conseguimos obter um excelente teor de vanilina, brindando você com excepcional aroma e fino sabor.

Como usar? Abrir a fava ao meio e picá-la. Para melhor aproveitamento pode ser adicionada a algum líquido ingrediente da sua receita e aquecê-lo para obter o aroma e sabor. (Ex: leite). Coe o líquido baunilhado para retirar as micro fibras da baunilha. Pode-se usar a fava por partes e devolvê-la ao tubo, guardando-o na geladeira, sem perder a sua capacidade de aromatização.


Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço pelas explicações sobre a forma como obter e utilizar a fava de baunilha. Luciane - Porto Alegre