A cozinha é o lugar mais reconfortante da casa porque nele encontramos alimento para o corpo e para a alma. Deixe a Natureza entrar na sua e esqueça os produtos feitos pela indústria alimentícia em geral, que não coloca amor nesse ato nem está preocupada com a saúde do seu organismo e o de sua família!

Esse é um dos segredos de manter o bem-estar - não entregue essa função vital a terceiros - ponha a mão na massa, deixe a preguiça de lado e estabeleça como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo longe das doenças!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vegetarianismo e vida saudável

Folheando revistas antigas, encontrei essa definição estranha de vegetarianismo:


Vegetalianos (???????)

Os vegas e vegetalianos abstêm-se de todo e qualquer alimento industrializado, bem como cereais refinados,  açúcar branco, cristal, mascavo ou rapadura. E, em geral, preferem os alimentos em seu estado natural, ou seja, cru. Dão preferência aos vegetais de época e aos não-tratados com defensivos agrícolas. (?????????????????)

Os ovo-lacto-vegetarianos não fazem uso de fumo, álcool, tóxicos, açúcar branco, conservas, vinagres, temperos e condimentos fortes, bebidas e alimentos artificiais, mas consomem ovos, leite e derivados, peixe (em alguns casos), cereais, verduras, legumes, frutas, mel. alimentos estes que devem estar o mais próximo possível do estado natural. (????????????????)

O texto (contendo muitos equívocos)) procura passar a imagem de que aqueles que não consomem carnes têm uma dieta saudável, ou mesmo, um estilo de vida saudável, mas o que ocorre na realidade é exatamente o contrário - a alimentação e a saúde não são os focos principais de quem condena o consumo de animais, mas evitar o sofrimento deles.

Algum dia, os vegetarianos talvez percebam que podem combinar ambas as ações: proteger os animais e ter uma alimentação saudável e equilibrada...

Fonte: Guia Corpo a Corpo de Qualidade de Vida - Ed. Símbolo - 1987

Nenhum comentário: